Este blogue pretende ser um "cantinho partilhado" de mt informação;um verdadeiro espaço de aprendizagem (principalmente da"recém-bloguista");reflexões semanais,sites de interesse no âmbito da EaD,do e-learning,novas descobertas

.mais sobre mim

.arquivos

.links

Quarta-feira, 28 de Novembro de 2007

M-Learning:Dispositivos e Cenários

O conceito de mobilidade tem vindo a ocupar um enorme espaço no quotidiano de todos nós; no que diz respeito ao processo de comunicação, atente-se ao "valor acrescentado" que os telemoveis e os dispositivos móveis nos proporcionam. O m-learning (ou mobile learning) surge do ponto no qual a "computação móvel e o e-learning se interceptam para produzir uma experiência de aprendizagem a qualquer tempo e qualquer lugar."

Para ler: APRENDIZADO MÓVEL (M-LEARNING): DISPOSITIVOS E CENÁRIOS

em http://www.abed.org.br/congresso2004/por/htm/074-TC-C2.htm

Engraçado é um outro conceito sobre o m-learning: "... em vez de se centrarem o conceito na tecnologia, se centram no sujeito da aprendizagem e entendem por m-learning os estudantes nómadas"

http://www.educause.edu/pub/er/erm04/erm0451.asp?bhcp=1

Vídeo muito interessante...

http://www.youtube.com/watch?v=G_FS2TiK3AI&eurl=http://jfborges.wordpress.com/2007/04/28/mlearning/

 

Ainda sobre o m-learning,um artigo que nos faz pensar nos "aliados" que temos no dia-a dia e em como os desperdiçamos...os nossos amigos telemóveis!

“m-Learning é o ramo do e-Learning referente ao ensino e à aprendizagem através de aparelhos electrónicos pessoais móveis - notebooks, tablet PCs, PDAs e telemóveis.

A enorme divulgação destes dispositivos entre a juventude em idade escolar, aproximando-se dos 100% em algumas faixas etárias no respeitante aos telemóveis e o acelerado desenvolvimento tecnológico que se tem verificado nas suas capacidades de processamento e de comunicação em rede (WiFi e 3G), indiciam o surgimento das condições educacionais e técnicas necessárias para que investigadores e professores portugueses se envolvam cada vez mais no estudo e desenvolvimento de projectos e aplicações nesta área. Neste site encontrarão todo uma série de recursos que lhes permitirão contactar e reflectir sobre as experiências que se têm vindo a realizar noutros países ao longo destes úiltimos cinco anos.

Longe de encararmos estes aparelhos, nomeadamente os telemóveis, como “concorrentes” do professor na luta pela conquista da atenção e motivação dos alunos, antes devemos aproveitar as suas potencialidades ímpares, referidas por Klopfer, como recursos técnicos para a aprendizagem: portabilidade, interactividade, sensibilidade ao contexto, conectividade e individualidade”.

por Jorge Borges em  http://jfborges.wordpress.com/2007/04/28/mlearning/

visionado e retirado do site em 25 de Novembro de 2007, 20.54h


publicado por sandraroma às 02:25

link do post | comentar | favorito
|

.Outubro 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


.pesquisar

 

.as minhas fotos

.participar

. participe neste blog

blogs SAPO

.subscrever feeds